Defesa Pública

Convidamos a todos para assistirem as defesas públicas de Dissertações de Mestrado do PROFMAT - POLO CATALÃO.

Titulo:  
Autor:  
Orientador:  
Data:  
Horário:  
Local:  

Dissertações Defendidas

 

Titulo: Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino em Tópicos de Matemática Financeira
Autor: Cláudia Ferreira Soares Alves
Orientador: Porfírio Azevedo dos Santos Júnior

Titulo: O uso das ferramentas do aplicativo “Google Sala de Aula” no ensino de Matemática
Autor: Helenice Maria Costa Araújo
Orientador: Élida Alves da Silva

Titulo: Investigando a Modelagem Matemática no Ensino de Funções Afins e Exponenciais
Autor: Ricardo Nogueira Viana Narcizo
Orientador: Porfírio Azevedo dos Santos Júnior

Titulo: O Ensino da Matemática em Diálogo com o Esporte: uma proposta de intervenção por meio da modelagem matemática
Autor: Wanderley de Souza Vieira
Orientador: Thiago Porto de Almeida Freitas

Titulo: A Álgebra dos Complexos/Quatérnios/Octônios e a Construção De Cayley-Dickson
Autor: Davi José dos Santos
Orientador: Fernando Kennedy da Silva

Titulo: Ensino de Matemática sob a Influência de Professores e Alunos Líderes em uma Perspectiva Colaborativa
Autor: Renata Vilela
Orientador: Fernando Kennedy da Silva

Titulo: Simulação da Dinâmica do Aedes Aegypti com Gnumeric: Uma Proposta Interdisciplinar para o Ensino de Progressões e Gráficos de Funções
Autor: Celmo José dos Reis
Orientador: Donald Mark Santee

Titulo: Matemática Financeira para Alunos de Cursos Profissionalizantes
Autor: Flávio Henrique de Lima Araújo
Orientador: Donald Mark Santee

Titulo: Da Solubilidade por Meios de Radicais à Métodos Alternativos – Determinando as Raízes Polinomiais
Autor: Henrique Semensato Holgado
Orientador: Márcio Roberto Rocha Ribeiro

Titulo: Resolução de Problemas Envolvendo Cálculo de Áreas de Figuras Planas Via Polígonos Equidecomponíveis
Autor: Gilsimar Francisco de Souza
Orientador: Paulo Roberto Bergamaschi

Titulo: Uma Introdução à Problemas de Otimização Utilizando o Método da Seção Áurea e Algoritmos Genéticos
Autor: Adriana Carvalho Rosa
Orientador: Romes Antonio Borges

Titulo: As Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramentas Motivadoras para o Ensino-Aprendizagem de Matemática
Autor: Michele Cristina da Silva
Orientador: Élida Alves da Silva

Titulo: Resolução de Problemas ao Som de Música Clássica no Ensino de Matemática
Autor: Cleuber Divino de Moraes
Orientador: Porfírio Azevedo dos Santos Júnior

Titulo: O Software Geogebra Como Proposta Facilitadora do Processo de Ensino-Aprendizagem da Geometria Plana no Ensino Fundamental
Autor: Leonlívier Max Garcia Pereira
Orientador: Porfírio Azevedo dos Santos Júnior

Titulo: Contribuições Pedagógicas do Ensino de Pontos Notáveis de um Triângulo Por Meio do Origami
Autor: Osmar Rodrigues de Araújo
Orientador: Élida Alves da Silva

Titulo: Interseção de Números Geométricos Via Equação de Pell
Autor: Ronaldo Pires da Silva
Orientador: Thiago Porto de Almeida Freitas

Titulo: Abordagem Analítica e Numérica de Técnicas de Otimização Baseadas na Redução de Intervalos de Incerteza
Autor: Ali Ahmad Smidi
Orientador: Romes Antonio Borges

Titulo: Matemática na Música: a escala cromática e as progressões geométricas
Autor: Alexandre Carlos da Silva Teixeira
Orientador: Márcio Roberto Rocha Ribeiro

Titulo: Aplicação de Determinante: área de polígono convexo e volume de pirâmide
Autor: Elismar José de Araújo
Orientador: Thiago Porto de Almeida Freitas

Titulo: A Importância da Modelagem Matemática no Ensino-Aprendizagem
Autor: Herton Renz Júnior
Orientador: Plínio José Oliveira

Titulo: Um Estudo das Transformações Geométricas no Plano Via Congruência e Semelhança de Figuras Planas
Autor: Ricardo Gomes Assunção
Orientador: Paulo Roberto Bergamaschi

Titulo: Matemática Lúdica na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal
Autor: Lourival Carlos Cunha Junior
Orientador: Igor dos Santos Lima

Titulo: Aprendendo Funções com Experimentos Físicos e Atividades Interdisciplinares
Autor: Francinéia Alves de Souza Silva
Orientador: Juliana Bernardes Borges da Cunha

Titulo: Atividades Lúdicas para o Ensino de Geometria
Autor: Dayanne Ferreira Costa
Orientador: Juliana Bernardes Borges da Cunha

Titulo: Razão Auréa como Motivação ao Estudo de Conteúdos Matemáticos
Autor: Renato Rodrigues Silva
Orientador: Porfírio Azevedo dos Santos Júnior

Titulo: Técnica de Perturbação Utilizada para Solução Numérica de Equações do 2º e 3º Graus
Autor: Eduardo Koiti Hirota
Orientador: Romes Antonio Borges

Titulo: As Construções Geométricas Via Geometria Dinâmica do Software Régua e Compasso
Autor: Emerson José da Silva
Orientador: Márcio Roberto Rocha Ribeiro

Titulo: O Método de Cardano e Sua Aplicação no Ensino Médio
Autor: Claudio Umberto de Melo
Orientador: Porfírio Azevedo dos Santos Júnior

Titulo: Programação Linear e Geometria Analítica
Autor: André Luís de Souza Neto
Orientador: Thiago Alves de Queiroz

Titulo: Estudo dos Polígonos por Intermédio da Pavimentação do Plano
Autor: André Coelho
Orientador: Paulo Roberto Bergamaschi

Titulo: Importância do Software "Uma Pletora de Poliedros" no Ensino de Geometria Espacial
Autor: Alceny Garcia Filho
Orientador: Paulo Roberto Bergamaschi

Titulo: O Ensino de Funções Lineares: uma abordagem construtivista/construcionista por meio do Kit Lego Mindstorms
Autor: Abrahão de Almeida Silva
Orientador: Fernando Kennedy da Silva

Titulo: Utilização de Matrizes no Estudo de Orientação e Posição de um Braço Robótico por Meio das Coordenadas de Denavit-Hatenberg
Autor: Carlos Gomides da Costa
Orientador: Fernando Kennedy da Silva

Titulo: Modelagem Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo de Ensino-Aprendizagem
Autor: Rogério Mastrela
Orientador: Élida Alves da Silva

Titulo: Modelagem por Meio de Funções Elementares
Autor: Carlos Alberto Soares
Orientador: Plínio José Oliveira

Titulo: Demonstrações Trigonométricas via Geometria Plana 
Autor: Cleiton Dias Mendes
Orientador: Plínio José Oliveira

Titulo: Uma Proposta do Ensino de Programação Linear no Ensino Médio 
Autor: Marcelo Simplício de Lyra
Orientador: Thiago Alves de Queiroz

Titulo: Utilização de Conceitos Básicos de Matemática e Experimentos de Robótica para a Compreensão de Fenômenos Físicos 
Autor: Gilmar José do Nascimento
Orientador: Romes Antônio Borges