Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Youtubeplay db0358e6953f0d0ec2cd240bca6403729d73b33e9afefb17dfb2ce9b7646370a

Apresentação

Atualizado em 19/11/14 09:36.

O programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu semipresencial do Brasil destinado a professores da Educação Básica. O PROFMAT é Coordenado pelo Conselho Gestor e pela Coordenação Acadêmica Nacional, sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e integrado por Instituições de Ensino Superior, associadas em uma Rede Nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atualmente, o PROFMAT é integrado por 59 Instituições Associadas e 74 Polos de Atendimento em todas as 27 Unidades Federativas do Brasil. As Instituições Associadas e respectivos Polos estão disponíveis no site nacional do programa: http://www.profmat-sbm.org.br

O curso tem a duração de dois anos, estruturado em quatro semestres letivos regulares e dois períodos de verão (janeiro/fevereiro cada período). As atividades a distância são apoiadas por material didático elaborado e distribuído gratuitamente pela Comissão Acadêmica Nacional por meio da plataforma Moodle via internet. A mais recente coleção de livros da SBM, Coleção PROFMAT, inclui as referências bibliográficas do programa e oferece textos didáticos relevantes para a formação do professor da Educação Básica, em todos os temas da Matemática, sua prática de ensino, sua história e suas aplicações. 

Os alunos são selecionados anualmente por meio de um processo seletivo unificado, denominado Exame Nacional de Acesso, aplicado simultaneamente pelas Instituições Associadas nas cidades que abrigam polos que integram a rede. Nas edições realizadas, em 2011 e 2012, o exame contou com mais de 20 mil candidatos inscritos em cada uma. Em 2011 foram ofertadas 1192 vagas e em 2012, 1575 vagas. 

Em cada turma, 80% das vagas são destinadas a professores de escolas públicas, estando os restantes 20% abertos a qualquer pessoa que detenha um diploma de graduação reconhecido pelo MEC, em qualquer área, e que seja classificado no Exame Nacional de Acesso. O programa poderá conceder bolsas de estudo da CAPES aos seus alunos regularmente matriculados que atuam como professores de matemática em escolas públicas da educação básica. 

O objetivo do Mestrado é qualificar professores de Matemática da educação básica em nível de pós-graduação stricto sensu com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo, oferecendo um curso de formação profissional que contemple as necessidades advindas do trabalho cotidiano no espaço da escola. Além disso, pretende-se buscar a valorização profissional do professor através do aprimoramento de sua formação e estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis, o que constitui uma missão estatutária da SBM.

Por: Carmen Vieira Mathias - UFSM, Flávia Morgana de Oliveira Jacinto - UFAM e Marcela Luciano Vilela de Souza - UFTM. Artigo publicado no Jornal Math-folha, pág. 5 da 5ª edição, maio de 2012, uma publicação do Departamento de Matemática/RC/UFG. 

Listar Todas Voltar